Coaching Sistêmico de Equipes

Coaching Sistêmico de Equipes

Local

ESPM - Rua Guilherme Schell,
350 Porto Alegre, Brasil

Dúvidas?

Mariana

Contato Mariana Guimarães e Silva

contato@aoec.com.br
Telephone: (51) 8206 7400

“Coaching Sistêmico de Equipes” é dirigido a coaches e facilitadores experientes que visam desenvolver sua prática no trabalho com equipes. Hoje, mais do que nunca, as organizações estão buscando formas de motivar e gerir suas equipes num período de mudanças e incertezas. O mercado de coaching está amadurecendo e aprendendo a diferenciar Coaching de Equipes de outras formas de desenvolvimento de equipes ou grupos, e a ampliar a definição, a teoria e a prática dessa atividade. 

Uma oportunidade única para você…

  • Adquirir um entendimento da teoria e da prática da AoEC relativas ao Coaching de Equipes.
  • Experimentar o nosso modelo de Coaching de Equipes ao diagnosticar as forças e as áreas de desenvolvimento de uma equipe com quem você esteja trabalhando hoje.
  • Aprender sobre a complexa natureza inerente ao Coaching de Equipes em um Contexto Sistêmico.
  • Identificar habilidades específicas para praticar essa atividade, como um competente Coach de Equipes.

Estrutura do programa: o curso irá...

  • Oferecer uma definição de Coaching de Equipes.
    • Facilitar a discussão sobre como o Coaching de Equipes difere-se de outras formas de facilitação de equipes.
  • Delinear o Contexto Sistêmico do Coaching de Equipes.
  • Explorar as implicações de tudo isso para o contrato de coaching.
  • Facilitar a discussão sobre as formas de olhar para Liderança de Equipes individual e coletiva.
  • Descrever as competências necessárias para o Coach de Equipes.
  • Ilustrar tudo isso ao praticar o coaching em uma equipe com quem / em que você está trabalhando.
A Abordagem da AoEC para o Coaching de Equipes

Coaching de Equipes é o próximo passo na evolução da profissão de coaching. O que é e como se diferencia da prática do coaching com indivíduos que são membros de uma equipe; facilitação de equipes; construção de equipes (team building); desenvolvimento de equipes ou atividades de aprendizagem pela ação (action learning sets). Um elemento-chave da nossa abordagem é ver a Equipe como o “cliente” e ver os membros individuais – incluindo o líder – como um subgrupo do sistema do cliente. Isso torna o contrato de confidencialidade um tópico interessante, delicado e controverso. 

O engajamento de stakeholders, interna e externamente, bem como a atenção a um contexto ambiental mais amplo, adiciona riqueza e complexidade à prática. Acreditamos que oferecer coaching nesse nível seja a marca característica do Coaching de Equipes altamente eficaz.

John Leary-Joyce, da AoEC, em parceria com Peter Hawkins, do Bath Consulting Group, criou um modelo integrativo de Coaching de Equipes. Nesse workshop, John irá apresentar essa abordagem complexa e sistêmica que requer uma gama muito mais ampla de competências que o coaching individual. Interessados em aprender a praticar essas competências e modelos devem participar nesse Programa de Treinamento de Coaches de Equipes.

h4 class="ui-accordion-header ui-state-default ui-corner-all ui-accordion-icons" role="tab" id="ui-id-12" aria-controls="ppl" aria-selected="false" aria-expanded="false" tabindex="-1"> Facilitadores

Mariana Guimarães E Silva

Mariana Guimarães E Silva

Mariana formou-se, em 2008, pela Academy of Executive Coaching de Londres e, desde então, atua como Coach e ministra treinamentos em Coaching, tendo em seu portfolio programas para empresas como Danone, Sicredi, Intercity, Royal Bank of Scotland (RBS) e Capita Group Plc. É mestre em Gestão de Recursos Humanos pela London School of Economics (2007) e graduada em Comunicação Social pela PUCRS (1997). Viveu na Inglaterra durante 10 anos, período em que trabalhou como Gerente de Pessoas e Consultora de RH em empresas britânicas e, antes disso, como Executiva no Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Londres. Atualmente, faz parte do quadro docente da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde ministra diversas disciplinas nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Educação Executiva. Também é facilitadora dos grupos de estudos em Coaching e em Cultura Organizacional da Associação Brasileira de Recursos Humanos.